Viagem pro Futuro
New Cascadia

Daimler lança caminhão pesado sem motorista

Na briga com Tesla, inovações de alta tecnologia irão aumentar competitividade do mercado em um momento de “crise“

Novo Cascadia 2019.

A Daimler – fabricante de veículos premium e comerciais – vai começar a venda de um novo modelo de caminhão pesado nos Estados Unidos. O novo Freightliner Cascadia, contará com altíssima tecnologia e será capaz de frear, acelerar e guiar sozinho em qualquer velocidade.

Essa novidade coincide justamente com o lançamento do Semi da Tesla, líder em carros elétricos. Além disso, este lançamento irá aumentar a competição entre veículos movidos a diesel e a bateria em um momento de uma esperada crise e piora na demanda deste mercado na região da América do Norte.

O anúncio da venda foi feito na segunda-feira (07) pela Daimler durante a exposição CES 2019, maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas. Funcionando com motor de combustão, o novo modelo Freightliner Cascadia da Daimler também conta com recurso para se manter na pista e combina informações de radares e câmeras, sendo uma tecnologia relativamente autônoma.

Com isso, a montadora, para manter a liderança em cima de rivais como Volvo e Paccar, pretende oferecer dentro de dez anos veículos predominantemente autônomos, que não necessitarão nem de motorista para percorrer as mesmas rotas. De acordo com Martin Daum, diretor da divisão de caminhões da Daimler, esses veículos aumentarão a segurança e o desempenho logístico.

Mesmo com o cenário da perda de demanda na América do Norte, o sucesso nessa região é de extrema importância para que a empresa possa expandir suas vendas e lucros após o total global passar de 500.000 unidades no ano de 2018, o maior em uma década.

Mesmo enfrentando maiores despesas com tecnologias de direção autônoma, caminhões elétricos e serviços digitais, a empresa é a maior fabricante mundial de veículos comerciais atualmente e espera “outro ótimo ano”, com encomendas firmes, comentou Roger Nielsen, responsável pela América do Norte, durante o evento em Las Vegas.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!