Viagem pro Futuro

Telescópio da NASA captura imagem do cometa mais brilhante de 2018

O brilhante cometa foi fotografado pelo telescópio Hubble por múltiplos ângulos

Cometa 46P/Wirtanen por Hubble
Imagem do Cometa 46P/Wirtanen por Hubble no dia 13/12/2018.
Créditos: NASA, ESA, D. Bodewits (Universidade Auburn) e J.-Y. Li (instituto de Ciências Planetárias).

O telescópio espacial Hubble da NASA foi o responsável por capturar imagem do cometa 46P/Wirtanen no dia 13 de dezembro de 2018. O cometa estava a uma distância de 12 milhões de quilômetros da Terra quando foi fotografado.

As imagens divulgadas pela NASA, assim como os textos que as seguem, mostram como é a composição e estrutura de um cometa. Na foto acima, vemos que o núcleo do cometa está escondido no centro um brilho difuso do coma do cometa- uma nuvem de gás e poeira que o cometa ejetou durante sua passagem pelo interior do Sistema Solar e que é devido ao aquecimento do Sol.

Para a composição final dessa imagem divulgada pela NASA, a cor azul foi aplicada a exposições de tons do cinza de alta resolução, adquiridas do instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) da nave espacial.

O sobrevôo do cometa 46P / Wirtanen permitiu aos astrônomos estudá-lo em detalhes. Eles combinaram as capacidades únicas do Hubble, o Observatório de raios-X Chandra da NASA e o Observatório Neil Gehrel Swift para estudar como os gases são liberados do núcleo, do que são compostos os gelos do cometa e como o gás no coma é quimicamente alterado pela luz solar e pela radiação solar.

Cometa 46P/Wirtanen por SOFIA
Foto tirada por SOFIA do Cometa 46P/Wirtanen no dia 16 e 17 de dezembro de 2018.
Créditos: NASA/SOFIA

Esta imagem acima do Cometa foi tirada nos dias 16 e 17 de dezembro pelo Observatório Estratosférico da NASA para Astronomia Infravermelha, SOFIA, no momento em que a aeronave voava a 40.000 pés. A imagem tirada pelo SOFIA foi feita pela câmera guia do telescópio de luz visível, com o uso de um filtro laranja para indicar a intensidade da luz em relação a outros objetos.

A passagem mais próxima do Cometa 46P / Wirtanen em relação à Terra ocorreu no dia 16 de dezembro, quando passou aproximadamente 11 milhões de quilômetros de nosso planeta, cerca de 30 vezes mais longe do que a lua. Porém, mesmo que sua passagem aproximada seja importante e valiosa para a realização de observações científicas da Terra, e como sendo o cometa mais brilhante do ano de 2018, o 46P / Wirtanen é pouco visível a olho nu, mesmo quando o céu está muito escuro.

As observações em cima das imagens feitas pelo SOFIA usando a luz infravermelha serão utilizadas para o estudo da água do cometa e já estão em análise.

Saiba mais sobre o cometa 46P / Wirtanen acessando o site feito somente para ele pela Universidade de Maryland, clicando aqui.

Para mais informações, acesse a nota oficial divulgada pela NASA.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!