Viagem pro Futuro
Imagem: Alyssa Foote / Getty Images

“10-Year Challenge” e a possível Teoria da Conspiração

Seria essa nova onda de desafio em redes sociais um meme inofensivo?

Não é de hoje que desafios, brincadeiras e memes têm ganhado cada vez mais espaço em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter.

A mais nova onda que têm atraído milhares de pessoas é o “10-Year Challenge”, onde os usuários postam uma foto delas de dez anos atrás e uma deste ano, junto com a hashtag #10YearChallenge.

A febre viralizou tanto que se tornou algo global, porém já há controvérsias se é algo realmente inofensivo e se seria essa só mais uma brincadeira da internet.

De acordo com uma matéria publicada no site da revista Wired (Facebook’s ’10 Year Challenge’ Is Just a Harmless Meme—Right?) de Kate O’Neill – fundadora da KO Insights e autora do Tech Humanist e Pixels and Place: Conectando a Experiência Humana Através de Espaços Físicos e Digitais -, e de uma postagem sua no Twitter (Postagem abaixo), o novo meme seria uma forma de algoritmos recolherem dados ainda mais precisos de reconhecimento facial, por exemplo.

Em sua matéria Kate explica que sua intenção não era dizer que o meme em si é “inerentemente perigoso”, mas que graças à ele “há um conjunto muito grande de fotos cuidadosamente selecionadas de pessoas de cerca de 10 anos atrás e agora”, que de certa forma influenciam na falta de privacidade de cada uma delas dentro da internet.

A autora até comenta que as pessoas devem se informar mais sobre os dados pessoais na rede, para que a privacidade de cada indivíduo não seja ainda mais comprometida.

O’Neill nos mostra que essa coleta de dados vai interferir e modificar certas coisas em nossa vida, pois a progressão da idade vai ser melhor identificada e será capaz até mesmo de influenciar a avaliação de seguros e saúde no futuro.

Depois de nos mostrar argumentos válidos e plausíveis, Kate comenta que esse assunto do reconhecimento facial pode até ser algo benigno se utilizado para fins “corretos” e cita que poderia ajudar a encontrar crianças desaparecidas pelo mundo, traçando um retrato possível quando adultos.

“Teoria da Conspiração” ou Kate O’Neill pode estar certa em relação a ameaça cada vez maior à privacidade dos indivíduos na internet?


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!