Viagem pro Futuro
Reconhecimento-facial-viagem-pro-futuro

Google deve incorporar reconhecimento facial nativo a partir do Android Q

De acordo com códigos, possibilidade será mais segura que da Apple

Fonte: XDA Developers

Após a popularização do reconhecimento facial pela marca Apple, muitos fabricantes também passaram a oferecer essa possibilidade em seus produtos para os seus clientes. Mesmo que alguns dispositivos Android já consigam realizar um mapeamento razoável, eles ainda continuam atrás da marca dos famosos Iphones.

Mas, o que indica uma série de códigos ainda inativos do Google, o reconhecimento facial em breve pode se tornar parte integrante do Android Q. Esses códigos inativos, mas presentes na mais recente build do sistema operacional, sinalizam para um trabalho que vem sendo feito pelo Google para adicionar mais segurança e funcionalidades ao recurso do reconhecimento.

Com base nos códigos, analisados pelo site XDA Developers, o objetivo do Google é o de usar sensores dedicados ao reconhecimento facial, e não somente a câmera, para melhorar a detecção dos rostos dos usuários. Dessa forma, a transformação do recurso em algo nativo também o coloca lado a lado com outras soluções, como o caso da leitura de impressões digitais e o uso de PINs números, senhas ou padrões. Os quais serviriam, inclusive, como backup para momentos nos quais o sistema não fosse capaz de liberar o uso por meio da identificação de rosto.

Além disso, os códigos também indicam uma aposta de longo prazo da Google, a qual confia no incremento da tecnologia por meio de sensores específicos, no lugar da alternativa mais básica e simples, que utiliza a câmera. Porém, por outro lado isso também significa que, uma vez implementados, os novos recursos também não funcionarão de maneira completa em muitos dos smartphones disponíveis no mercado atual, que simplesmente não possuem tais elementos de hardware.

E você, acha que isso realmente irá acontecer?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!