Viagem pro Futuro

Cientistas avançam em tecnologia que permite ler os pensamentos

Dispositivo permite, pela primeira vez, captar sinais cerebrais e reproduzi-los em voz artificial de forma precisa

Em um avanço significativo para a ciência, especialistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma tecnologia capaz de analisar atividades cerebrais e transformá-las em fala clara e inteligível.

“A voz nos permite nos comunicar com amigos, família e o mundo a nossa volta, por isso perder a fala é tão devastador. Com esse estudo, há uma eventual maneira de restaurar esse poder”, diz o neuroengenheiro Nima Mesgarani, um dos autores da pesquisa.

Para reproduzir a fala, os cientistas utilizaram um algoritmo de computador que é capaz de sintetizar a voz depois de receber um treinamento com gravações de pessoas falando.

“É a mesma tecnologia usada pelo Amazon Echo ou pela Siri, da Apple, para dar respostas verbais às nossas perguntas”, explica Mesgarani.

Imagem: Reprodução

Para chegar ao resultado que desejavam, a equipe realizou experimentos com pacientes que sofrem de epilepsia e que já estavam passando pelo processo de cirurgias no cérebro, dessa maneira o procedimento – que é um tanto invasivo – não precisaria ser repetido.

“Pedimos a esses pacientes que ouvissem frases ditas por pessoas diferentes enquanto medíamos os padrões das atividades cerebrais”, diz Mesgarani. 

Em seguida, esses mesmos pacientes ouviam uma gravação e contavam de 0 a 9, enquanto o dispositivo registrava seus sinais cerebrais por meio de redes neurais – um tipo de inteligência artificial capaz de imitar a estrutura dos neurônios de um cérebro humano.

O príximo passo da equipe é tentar reproduzir palavras e frases mais elaboradas e, em seguida, refazer os testes usando sinais cerebrais emitidos quando uma pessoa fala ou quando imagina que está falando.

Imagem: Reprodução

O objetivo final, segundo Mesgarani, é transformar essa tecnologia em um sistema que possa ser implantado no cérebro dos pacientes para traduzir seus pensamentos em palavras.

As informações dessa pesquisa foram publicadas pela revista cientifica Nature no dia 29 de janeiro de 2019.

O que você achou dessa novidade?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!