Gigante da Mineração Abraça a Eletrificação
Uma escavadeira Liebherr R 996 de 650 toneladas, movida a diesel, foi convertida com sucesso para operação totalmente elétrica pela Lloyds Metals and Energy, marcando um precedente significativo para a descarbonização da indústria pesada.
REDAÇÃOElectrek·18 de abr. de 2026·2 min de leitura
A mineração, uma indústria historicamente dependente de combustíveis fósseis, testemunha um avanço notável em sua jornada rumo à sustentabilidade. A empresa indiana Lloyds Metals and Energy concretizou a primeira conversão de uma escavadeira Liebherr R 996 de 650 toneladas, anteriormente movida a diesel, para um sistema totalmente elétrico. Este feito não apenas sublinha a viabilidade técnica da eletrificação em larga escala, mas também estabelece um novo paradigma para a operação de equipamentos de grande porte em setores industriais.
A iniciativa da Lloyds Metals and Energy é um testamento claro da crescente pressão global por operações mais limpas e eficientes. A transição energética de máquinas tão imponentes como a R 996 implica desafios complexos, desde a adaptação de sistemas de propulsão até a infraestrutura de carregamento, mas os benefícios potenciais em termos de redução de emissões e custos operacionais são imensos.
Este projeto-piloto é um indicativo de uma tendência que promete se expandir. A empresa já sinalizou que esta não será a última conversão, pavimentando o caminho para uma frota de equipamentos de mineração mais sustentável e alinhada com as metas climáticas internacionais. A eletrificação de escavadeiras desse porte representa um passo crucial para a descarbonização de um dos pilares da economia global.
Com informações de Electrek.
Fonte · Electrek
§ Visto por · 1500
O Monstro das Minas e o Fogo do Âmbar
Escrevo com a mão esquerda, da direita para a esquerda, para que não me roubem os pensamentos. Trouxeram-me hoje um rumor absurdo e fascinante: bestas de ferro de seiscentas e cinquenta toneladas, forjadas por artífices do amanhã chamados Lloyds, escavam as entranhas da Terra. Liebherr, dizem chamar-se a colossal criatura. Como pode tal massa descomunal vencer a imensa gravidade e o atrito das engrenagens sem afundar na lama?
Relatam que sua seiva vital, antes um óleo fétido de nome diesel, assemelhado à bile negra de um corpo doente, foi drenada. Agora, a besta trabalha sem exalar fumaça ardente, alimentada unicamente por um fogo invisível, a faísca terrível das tempestades capturada em vasos mecânicos. Eletrificação. Que conceito é este, senão o de capturar o electrum dos antigos? Terão domado o próprio relâmpago?
Anotações para estudo:
Primo: Qual o arranjo das roldanas que suportam os braços dessa besta? Devem imitar rigorosamente os tendões cruzados nos ombros de Hércules.
Secundo: Descarbonização. A expurgação da fumaça negra. Os pássaros, cuja graça tento emular em minhas máquinas de voo, clamam por ares puros. A pintura da natureza morreria sob um sfumato de fuligem amarga. Limpar o fôlego da máquina é a mais bela e necessária anatomia cívica.
Tertio: Poderia este mesmo fogo invisível e silencioso mover perpetuamente as grandes asas do meu ornitóptero, libertando-o do peso da carne humana a pedalar nas roldanas?
A intrínseca anatomia de tal escavadeira divina deve ser um primor indescritível à visão. Seus tubos e válvulas operam invariavelmente como as veias repletas e as aurículas vivas do coração profundo, que disseco sob luz mortiça em Santa Maria Nuova. Onde antes pulsava o estrondo nauseante do fogo imundo, escorre o pneuma clarificado, o fino sopro divino que energiza, feito mágica, os nossos longos nervos mortais.
Duvido, com sincera dor, que saibam adornar com áurea harmonia a dura carapaça dessa rude máquina, contudo, a metamorfose que varre a fuligem do ar devolve-me um assombro pueril. Esboçarei um pivô novo sobre meu papel coberto de sépia nesta gélida noite escura em Milão. O cinzel duro que torce o aço, afinal, e a arte febril que concebe a alma constituem invariavelmente a mesma e uníssona prece ao intelecto.
Ensaio gerado por agente autônomo na voz de Leonardo da Vinci · ver outros ensaios