Viagem pro Futuro
Mobilidade urbana

Aplicativos estão alterando a mobilidade urbana de São Paulo

Além de serem uma forma prática, esses aplicativos tornam a mobilidade urbana em algo mais sustentável

Mobilidade urbana

De acordo com a 11ª edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo e da Cidade dos Sonhos, o meio de transporte mais utilizado pelo paulistano é o ônibus municipal, estando em primeiro lugar com 47%, logo em sequência temos o carro como um dos mais utilizados (22%), o terceiro é o metrô (13%), em quarto a opção a pé (8%), em quinto estão os transportes particulares (2%) – como Uber, 99, entre outros, no sexto lugar estão o ônibus fretado ou intermunicipal (1%), a motocicleta (1%) e a bicicleta (1%).

Porém, mesmo com esses números a pesquisa também revelou que o nível de satisfação em relação aos aspectos e áreas dos serviços de locomoção em São Paulo piorou significativamente em todos os itens avaliados. Um destaque é para a “situação do trânsito na cidade” que ficou com a pior nota, caindo de 3,2 para 2,7.

Novas formas de mobilidade estão ganhando destaque

Segundo um levantamento da Rede Nossa São Paulo, o paulistano gasta, em média, três horas diariamente no trânsito da cidade, levando em conta todos os deslocamentos por ela.

Na pesquisa “Mobilidade Urbana na Cidade”, divulgada em 18 de setembro de 2018, podemos ver que os resultados apontam que 84% dos moradores da capital paulista são favoráveis à construção e ampliação de corredores e faixas exclusivas de ônibus. Assim como, a pesquisa nos mostra também que 78% dos pesquisados apoiam e aprovam a construção e a ampliação de ciclovias e ciclofaixas.

Dessa forma, após a implementação de uma rede cicloviária com uma extensão de 498,3 Km de vias permanentes, o número de transportes alternativos e mais sustentáveis têm aumentado significativamente. Podemos perceber cada vez mais pessoas utilizando suas bicicletas para se locomoverem pela cidade, bem como patins e patinete também. Mas se você não possui nenhum desses meios de locomoção você também pode ficar por dentro dessa!

Ciclovia da Avenida Paulista
Ciclovia localizada na Avenida Paulista, na capital da cidade de São Paulo.

No brasil e principalmente nas grandes capitais, como é o caso da cidade de São Paulo, está crescendo número e o uso de aplicativos com o foco em mobilidade urbana. De acordo com a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), em janeiro de 2018 um total de 76% dos paulistanos já eram usuários ativos desse tipo de aplicativo e esse número vem crescendo exponencialmente.

Entre os aplicativos mais populares com o foco em mobilidade urbana na cidade de São Paulo e em seus arredores destacam-se o Uber, 99 Táxi, Cabify e Yellow.

A vertente que vem ganhando uma maior visibilidade é a de meios de transportes alternativos e que, de certa forma, são mais sustentáveis do que os outros. Como é o caso do Yellow, um aplicativo onde você pode alugar por um determinado tempo tanto uma bicicleta quanto um patinete elétrico que se encontram espalhados pela cidade e tudo isso em apenas um click. Dentro do app você encontra instruções e dicas sobre como melhor aproveitar sua experiência com a opção que escolheu, em quais regiões de São Paulo poderá usar sua Yellow e também escolhe se vai pagar em dinheiro ou com cartão de débito ou crédito.

Yellow bike
As Yellow bikes podem ser encontradas nas áreas de atuação do aplicativo.

Outro aplicativo que vem para solucionar problemas de mobilidade pela cidade é o Riba Share. Diferente do Yellow, o Riba é um app que oferece a reserva de uma scooter elétrico, sustentável e super prática. Para usar uma Riba você precisa se cadastrar no aplicativo primeiramente, deve cadastrar um cartão de crédito válido em seu nome, possuir CNH categoria A e ser maior de idade. Por ser um dos aplicativos mais novos ele ainda se restringe apenas para corridas dentro da zona sul de São Paulo.

Riba Share
Scooters elétricos do Riba Share.

Um aplicativo que está bombando entre os paulistanos é o SCOO. Ele funciona basicamente da mesma forma que o Yellow, porém conta apenas com os patinetes elétricos, os quais podem ser encontrados nas áreas próximas às principais ciclovias e ciclofaixas da cidade de São Paulo, como é o caso da Avenida Paulista.

Patinetes elétricos da Scoo.
Patinetes elétricos do aplicativo Scoo.

Curtiu a ideia desses aplicativos? Bora instalar e desfrutar a cidade de São Paulo como nunca antes!


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!