Viagem pro Futuro
Campus de Stanford
Stanford University's campus is seen from atop Hoover Tower in Stanford, California, U.S. on May 9, 2014. REUTERS/Beck Diefenbach/File Photo

Confira as 10 melhores universidades de inovação do mundo

Ranking é realizado anualmente pela Reuters

Há quatro anos a Reuters (maior agência internacional de notícias do mundo, que se localiza em Londres) divulga um ranking com as 100 melhores universidades de inovação do mundo, o Reuters Top 100: The World’s Most Innovative Universities.

Essa lista identifica e classifica as instituições educacionais que mais contribuem para o progresso científico, e também as que mais inventam novas tecnologias e alimentam novos mercados e indústrias. Dessa forma, eles encontram e classificam as 100 melhores universidades do mundo.

Os critérios de avaliação feito pela Reuters focam, principalmente, em trabalhos acadêmicos, os quais indicam as pesquisas e as patentes realizadas em uma universidade. Tendências geopolíticas também foram um fator no ranking do ano de 2018 (confira a metodologia completa de avaliação).

Quem conquistou a primeira colocação pelo quarto ano consecutivo foi a Universidade de Stanford, que possui um fluxo constante de patentes e de pesquisa, os quais são frequentemente citados por outros acadêmicos do mundo todo.

Universidade de Stanford.
Universidade de Stanford.

De acordo com a Reuters, “essas citações desempenham um papel fundamental no ranking das universidades mais inovadoras do mundo, que foi compilado em parceria com a Clarivate Analytics, e é baseado em dados proprietários e na análise de vários indicadores, incluindo registros de patentes e citações de trabalhos de pesquisa.”

Entre os destaques mais recentes da Stanford estão incluídos vários desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, por exemplo.

Numa visão geral, os Estados Unidos dominam a lista com 46 universidades no top 100, sendo as seis primeiras universidades do Top 10, seguido pela Alemanha e o Japão, com nove universidades cada. O terceiro país que teve um bom desempenho foi a Coréia do Sul, que tem oito universidades na lista.

Confira a lista da Reuters com as Top 10 universidades mais inovadoras do mundo abaixo:

  1. Universidade de Stanford (USA)
  2. Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (USA)
  3. Universidade de Harvard (USA)
  4. Universidade da Pensilvânia (USA)
  5. Universidade de Washington (USA)
  6. Sistema da Universidade do Texas (USA)
  7. KU Leuven (Bélgica)
  8. Imperial College London (Reino Unido)
  9. Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill (USA)
  10. Universidade de Vanderbilt (USA)

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!