Ranking é realizado anualmente pela Reuters
Há quatro anos a Reuters (maior agência internacional de notícias do mundo, que se localiza em Londres) divulga um ranking com as 100 melhores universidades de inovação do mundo, o Reuters Top 100: The World’s Most Innovative Universities.
Essa lista identifica e classifica as instituições educacionais que mais contribuem para o progresso científico, e também as que mais inventam novas tecnologias e alimentam novos mercados e indústrias. Dessa forma, eles encontram e classificam as 100 melhores universidades do mundo.
Os critérios de avaliação feito pela Reuters focam, principalmente, em trabalhos acadêmicos, os quais indicam as pesquisas e as patentes realizadas em uma universidade. Tendências geopolíticas também foram um fator no ranking do ano de 2018 (confira a metodologia completa de avaliação).
Quem conquistou a primeira colocação pelo quarto ano consecutivo foi a Universidade de Stanford, que possui um fluxo constante de patentes e de pesquisa, os quais são frequentemente citados por outros acadêmicos do mundo todo.

De acordo com a Reuters, “essas citações desempenham um papel fundamental no ranking das universidades mais inovadoras do mundo, que foi compilado em parceria com a Clarivate Analytics, e é baseado em dados proprietários e na análise de vários indicadores, incluindo registros de patentes e citações de trabalhos de pesquisa.”
Entre os destaques mais recentes da Stanford estão incluídos vários desenvolvimentos no campo da inteligência artificial, por exemplo.
Numa visão geral, os Estados Unidos dominam a lista com 46 universidades no top 100, sendo as seis primeiras universidades do Top 10, seguido pela Alemanha e o Japão, com nove universidades cada. O terceiro país que teve um bom desempenho foi a Coréia do Sul, que tem oito universidades na lista.
Confira a lista da Reuters com as Top 10 universidades mais inovadoras do mundo abaixo:
- Universidade de Stanford (USA)
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT (USA)
- Universidade de Harvard (USA)
- Universidade da Pensilvânia (USA)
- Universidade de Washington (USA)
- Sistema da Universidade do Texas (USA)
- KU Leuven (Bélgica)
- Imperial College London (Reino Unido)
- Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill (USA)
- Universidade de Vanderbilt (USA)