Com um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, Recife investe em inovação
Estado que é reconhecido pela maioria das pessoas como um dos principais pontos turísticos naturais do Brasil, agora se tornou um importante polo de inovação do país.
Vale destacar o Porto Digital encontrado na região, que é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e, também, um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. O parque possui diversas estratégias para estimular o empreendedorismo inovador da cidade.
“Os casos de sucesso que a gente tem no empreendedorismo aqui, muitas delas foram mentoradas por empresários que já estão aqui dentro. Essa troca é fundamental para um projeto de empreendedorismo bem sucedido”, conta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Essa iniciativa surgiu como uma forma de evitar que a mão de obra formada em Recife fosse trabalhar em outros estados ou em outros países. Por isso, dessa forma, o Porto estimulada e ajuda nos projetos empreendedores dessas mãos de obra.
Um exemplo é uma empresa que faz anúncios direcionados, usando a geolocalização e analisando o comportamento do consumidor. Ela, que está no mercado há quase 5 anos, nasceu como uma startup. Hoje emprega quase 200 funcionários, sendo que 140 deles trabalham na capital pernambucana. A parte de tecnologia está em Recife, mas a parte comercial fica quase toda na cidade de São Paulo.
“O mercado local aqui em Recife foi muito bom pra gente conseguir se desenvolver do ponto de vista de produto e tecnologia, mas do ponto de vista de clientes e conseguir alcançar grandes mercados, a gente sabe que se a gente ficasse só aqui, estaria limitado”, afirma o CEO da empresa, André Ferraz.
Atualmente, o Porto Digital abriga mais de 300 empresas, sendo mais de 8,5 mil profissionais e 850 empreendedores.
Conheça mais sobre esse polo de inovação brasileiro aqui!