Viagem pro Futuro
Foto-Schmidt Hammer Lassen-Gottlieb Paludan

China inaugurará maior usina do mundo que transforma resíduos em energia

Usina deve entrar em operação em 2020

Foto do projeto da usina.

O mais novo projeto dos arquitetos  Schmidt Hammer Lassen e Gottlieb Paludan, a maior usina de geração de energia a partir de resíduos, deve ser inaugurada em 2020 e se localizará Shenzhen, na China. Além disso, será cercada por um enorme parque verde.

A nova fábrica foi construída para suportar 5000 toneladas de resíduos de lixo por dia, dentro de uma estrutura que tem 112,6 mil m², com design simples, clean e icônica, projetada na planta da Shenzhen East Waste-to-Energy. A fábrica, junto com seu design, se propõe a processar lixo em uma cidade que é uma das maiores produtoras de resíduos do mundo.

Com uma população de 20 milhões, Shenzhen produz quase 15.000 toneladas de lixo por dia, um número que está aumentando aproximadamente 7% ao ano. Para neutralizar isso, a nova usina da Shenzhen Energy não somente usará os processos tecnológicos mais avançados na incineração de resíduos, mas também atuará como uma fonte de educação para os cidadãos. Em um único dia, a usina vai ser capaz de lidar com cerca de um terço dos resíduos gerados pelos habitantes de Shenzhen.

Os visitantes serão convidados a acessar a usina por meio do parque verde que a rodeia, cruzando uma ponte de entrada que se eleva até um hall e um centro de visitantes que conta com uma vista para a maquinaria da usina.

O edifício apresenta uma forma circular para controlar o impacto da estrutura e a quantidade de escavação necessária para construir no local. O projeto organiza toda a fábrica, incluindo edifícios auxiliares, em um volume. O telhado de 66.000 m² foi projetado para ser coberto por até 44.000 m² de painéis fotovoltaicos, oferecendo a oportunidade para a fábrica não apenas fornecer uma maneira mais limpa de lidar com os resíduos da cidade, mas também contribuir para a provisão de energia renovável.

O trabalho de detalhamento do projeto começou no início de 2016 e a fábrica está programada para entrar em operação em 2020.

Assista o vídeo abaixo para conhecer detalhadamente este gigante projeto da China:


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!