Viagem pro Futuro
Sonda Chag'e-4 no lado oculto da Lua

Sonda espacial chega pela primeira vez no lado oculto da lua

A China foi o primeiro país a conseguir colocar uma sonda no solo oculto da Lua

Sonda na Cratera Von Karman, no lado oculto da Lua.

A sonda lunar Chang’e-4 foi o primeiro veículo espacial a tocar o solo oculto da Lua. O pouso ocorreu na quinta-feira, dia 03 de Janeiro, às 10h26 pelo horário de Pequim – 0h26 pelo horário de Brasília, segundo o informação da agência espacial da China (CNSA)  através do jornal chinês People’s Daily.

O fato começou com o lançamento da sonda em dezembro do ano passado (2018) e é considerado como um marco histórico para o programa espacial da China. O veículo foi pousado e se encontra na Cratera Von Karman, próxima do lado sul da Lua.

Entretanto, por estar localizada na parte que nunca vira para a Terra, o contato direto com a sonda só é possível através de um satélite de retransmissão chinês, o Queqiao. Ele foi lançado em maio de 2018 e agora se encontra em órbita, cerca de 450.000 quilômetros da Terra.

Solo do lado oculto da Lua
Solo do lado da Lua nunca antes observado pela Terra.

Na hora do pouso a sonda, que contém um modelo de aterrissagem e um jipe, mandou uma foto do solo nunca antes visto e ele apresenta certas diferenças do lado que podemos observar da Terra, como sendo uma face montanhosa e  pontilhada de crateras.

Dessa forma, a sonda espacial será responsável por observações astronômicas, análises do terreno lunar, da forma do solo e da composição mineral, além da medição da radiação de nêutrons e os átomos neutros para estudar o meio ambiente do lado oculto. Outro ponto importante desse marco histórico será ajudar cientistas a entender “como as primeiras estrelas se inflamaram e como nosso cosmos surgiu da escuridão após o Big Bang”, segundo a Xinhua, a agência oficial de notícias da China.

Veja o vídeo de como ocorreu o pouso e as primeiras fotos feitas pela Sonda espacial Chang’e-4 aqui.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!