Viagem pro Futuro

Primeira ciclovia solar do mundo é inaugurada na Holanda

Já pensou poder economizar na conta de luz em casa e ainda manter a saúde em dia?

O uso de energia solar está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e soluções inteligentes têm sido desenvolvidas para que essa energia sustentável seja produzida em larga escala.

A Holanda incentiva a diminuição do consumo de combustíveis por meio de uma ciclovia sustentável que gera energia elétrica com a luz do sol.

Segundo o Ministro da Economia, Henk Kamp, que participou da inauguração da ciclovia, “a SolaRoad é a primeira do mundo e coloca a Holanda no mapa como líder em inovação sustentável”.

Imagem: Reprodução

O primeiro protótipo, instalado na cidade de Krommenie (25 km da capital Amsterdã), está em fase de teste e já consegue gerar 50 quilowatts-hora por metro quadrado.

A ciclovia, que é composta por um módulo especial de concreto coberto por uma camada de vidro bastante resistente e células fotovoltaicas que captam a energia do sol a transformando em eletricidade, não causa impactos na paisagem onde é instalada e já pode abastecer três casas.

Imagem: Reprodução

O projeto foi batizado de “SolaRoad” e está sendo conduzido pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada em parceria com as autoridades locais e outras empresas.

A fase de testes tem a duração prevista de 3 anos e o maior objetivo da iniciativa é que, no futuro, a energia gerada pela ciclovia seja suficiente para a utilização em iluminação pública, sinalização, abastecimento de carros elétricos e residências.

Vídeo mostra projeto completo em inglês

Seria esse uma solução viável para o uso de energia sustentável? Para a instalação do protótipo em Krommenie, que conta com um trajeto de 70 metros de extensão, foram investidos cerca de 10 milhões de reais.

De acordo com os especialistas, o projeto que pode custar até 3 vezes mais do que uma ciclovia tradicional tem seus módulos 30% menos eficientes do que placas solares instaladas nos telhados das casas. No entanto, acredita-se que com a junção desses dois métodos, a energia gerada ao longo do tempo tornará o equipamento viável.

O que você acha disso?

chat GPT

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!