Viagem pro Futuro
super-terra-viagem-pro-futuro

Investigadores descobrem Super Terra perto do Sistema Solar

A nova Super Terra está a “apenas” oito anos-luz de distância do sistema solar

Foi divulgado na última terça-feira, dia 19, a descoberta de uma nova Super Terra, que fica a “apenas” oito anos-luz de distância do sistema solar, feita por uma equipe de cientistas internacionais, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, em Portugal.

Segundo o Instituto de Astrofísica, este exoplaneta – planeta que não orbita o Sistema Solar – teria três vezes a massa da Terra, seria rochoso e “orbita a estrela Gliese 411 (Gl411), na constelação da Ursa Maior”. Além disso, ele orbita uma estrela anã vermelha, a qual possui massa inferior a metade da massa do Sol.

“Examinar as atmosferas de planetas extrassolares, especialmente dos que se assemelham à Terra, é um dos principais objetivos da astronomia nas próximas décadas”, indica o IA., “já que isso permitirá entender as semelhanças e as diferenças entre estes planetas e os do Sistema Solar”.

O comunicado divulgado pelo Instituto também esclarece que apesar de a estrela Gl411 ser uma anã vermelha, e, por isso, “menos quente que o Sol”, o Super Planeta consegue receber cerca de 3,5 vezes mais radiação que a Terra recebe do Sol, o “que o coloca fora da zona de habitabilidade, sendo provavelmente mais parecido com Vénus”.

Os cientistas acreditam que este novo planeta demore apenas 13 dias terrestres para completar sua órbita.

A equipe internacional, que conduziu a investigação, se instalou na França, utilizando o espectrógrafo Sophie no telescópio do Observatório de Haute-Provence para detectar a Super Terra.

Segundo Olivier Demangeon, um dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, esta descoberta é bastante importante porque “reforça claramente a ideia de que a maioria das estrelas que vemos no céu tem planetas à volta”.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!