Viagem pro Futuro

OpenAI: conheça a plataforma de inteligência artificial e seu chatbot GPT

A OpenAI é uma empresa de pesquisa em inteligência artificial fundada em 2015 com a missão de desenvolver e promover tecnologias de IA de última geração que possam ser benéficas para a humanidade. A empresa busca desenvolver e compartilhar descobertas na IA de maneira responsável e transparente para ajudar a criar um futuro melhor para todos.

Os principais executivos da OpenAI são:

  • Sam Altman (CEO): é um empresário e investidor americano, conhecido por ter sido presidente da Y Combinator, uma das principais aceleradoras de startups do mundo. Antes de se juntar à OpenAI, Altman foi CEO da plataforma de compartilhamento de caronas Lenny.
  • Greg Brockman (CTO): é um engenheiro de software e empreendedor americano. Antes de ingressar na OpenAI, ele foi CTO da Stripe, uma empresa de pagamentos online.
  • Ilya Sutskever (Chief Scientist): é um cientista da computação canadense conhecido por suas contribuições no campo da aprendizagem profunda. Ele co-fundou o Google Brain e foi um dos primeiros membros da equipe de aprendizagem profunda da Google.
  • Elon Musk (co-fundador): é um empresário, investidor e inventor conhecido por fundar várias empresas, incluindo a Tesla e a SpaceX. Musk foi um dos co-fundadores da OpenAI, mas deixou o conselho em 2018.

A história da OpenAI é marcada por uma série de avanços notáveis em IA, incluindo a criação do chatbot GPT (Generative Pre-trained Transformer), que tem sido responsável por uma grande parte da atenção pública da empresa nos últimos anos.

CHAT GPT

O GPT é um dos mais avançados chatbots de conversação de IA já criados. Ele foi treinado com um conjunto de dados enorme, incluindo todo o conteúdo da Wikipedia, bem como milhões de páginas da web. Isso significa que o GPT tem um conhecimento geral excepcionalmente amplo e pode responder a perguntas em praticamente qualquer tópico.

A metodologia por trás do GPT é conhecida como “aprendizado por máquina” e é baseada na ideia de que os computadores podem aprender a partir de exemplos, assim como as pessoas. O treinamento do GPT envolveu a exposição do sistema a uma grande quantidade de texto e a utilização de redes neurais profundas para permitir que ele analisasse e compreendesse o significado por trás das palavras.

A maneira como o GPT responde a perguntas é impressionante. O chatbot consegue entender a semântica da pergunta e criar uma resposta coerente e contextualizada, como se fosse uma pessoa de verdade respondendo. É claro que, como em qualquer tecnologia, o GPT não é perfeito e pode cometer erros, mas ainda assim é uma demonstração impressionante do potencial da IA.

Além do GPT, a OpenAI tem feito progressos significativos em várias outras áreas da IA, incluindo robótica, visão computacional e jogos. A empresa está empenhada em tornar a IA acessível e benéfica para todos, e tem trabalhado em projetos que visam melhorar a educação, saúde e meio ambiente.