Viagem pro Futuro
panels_insolight-viagem-pro-futuro

Cientistas suíços criam painéis solares duas vezes mais eficientes que os existentes

Novos painéis solares poderão ser usados residencialmente em breve

Quando o assunto é energia limpa, os laboratórios estão sempre elevando o limite teórico sobre quanta energia você pode tirar da luz do sol. Há uma discussão que gira em torno de painéis solares que estão presos à tecnologia de anos, a qual não é tão boa quanto o que parece.

Porém, a empresa Insolight (spin-off da École Polytechnique Fédérale de Lausanne e empresa de energia solar) vem trabalhando em uma nova versão desses painéis há alguns anos, o qual já está quase pronto para chegar a sua residência.

Geralmente, os painéis solares coletam a luz solar em toda a sua superfície, convertendo-a em eletricidade com uma eficiência que gira em torno de 15 a 19% – o que significa que cerca de 85% da energia é perdida no processo. Existem células mais eficientes, mas elas geralmente são caras e especiais, ou usam algum material exótico.

As células solares, em muitos satélites, são mais eficientes, mas não são baratas. Porém, a Insolight possui uma “solução” para esse detalhe. Ela está construindo os seus novos painéis a partir do princípio de usar apenas uma pequena quantidade de satélites e concentrar a luz do sol neles.

“Células pequenas, mas de eficiência muito alta, são colocadas em uma grade, e acima disso é colocada uma matriz de lentes semelhantes a favos de mel que a transforma em um feixe estreito concentrado apenas nas pequenas células. À medida que o sol se move, a camada de células se move levemente, mantendo os feixes no alvo. Eles alcançaram uma eficiência de até 37% em testes e 30% em projetos orientados ao consumidor. Isso significa metade ou o dobro da energia da mesma área que os painéis comuns”.

Os painéis resultantes desse novo protótipo não são muito diferentes em tamanho ou forma e não exigem colocação especial ou hardware, como um concentrador ou uma plataforma especial.

Agora, a empresa está atrás de patrocínio com fabricantes de painéis solares e esperam que os painéis da Insolight cheguem ao mercado em 2022.

Confira mais sobre esse projeto no vídeo abaixo:


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!