Viagem pro Futuro
AI-viagem-pro-futuro

Inteligência artificial já consegue escrever fake news

Sistema desenvolvido pela OpenAI não vai ser disponibilizado de forma pública pelo perigo que representa

Foi revelado, no dia 14 de fevereiro pela organização sem fins lucrativos – OpenAI, os primeiros resultados de seu modelo de inteligência artificial de linguagem natural, que é capaz de ler texto, fazer traduções, responder a questões, resumir ideias, escrever notícias e comentários online.

Esse projeto já tinha sido detalhado anteriormente pelo diretor de tecnologia da OpenAI, Greg Brockman, numa entrevista à Insider durante o evento Web Summit. “É capaz de gerar texto que é quase indistinguível de comentários na Amazon, tweets e pode criar spam”, disse, para depois acrescentar: “este são o tipo de coisas às quais não queres que toda a gente tenha acesso”.

O sistema, batizado como GPT-2, prevê a próxima palavra a ser usada, tendo em conta todas as palavras anteriores do texto. Nas experiências que foram demonstradas a alguns meios de comunicação, foi dado à máquina um único parágrafo de texto, sendo que as restantes foram criadas pelo algoritmo.

“O modelo é como um camaleão – adapta-se ao estilo e ao conteúdo do texto condicional. Isto permite ao utilizador gerar continuações realistas e coerentes sobre o tópico que quer”, explicou Greg Brockman.

Porém, a OpenAI reconhece o potencial perigo deste seu novo modelo de inteligência artificial. Quando publicado o projeto no blog da organização foi dito que: “Por causa das nossas preocupações sobre o uso malicioso da tecnologia, não vamos disponibilizar o modelo treinado. Vamos antes disponibilizar um modelo muito mais pequeno que pode ser experimentado pelos investigadores”.

O próprio Greg Brockman publicou um exemplo de um texto produzido pelo algoritmo:

Fake News | OpenAI | Inteligência artificial

A imprensa internacional destaca o perigo que uma ferramenta semelhante pode representar na produção das chamadas fake news.

“Apesar de a inteligência artificial escrever notícias que são algumas vezes convincentes o suficiente que não ficaria surpreendido se as visse num jornal, não consegue escrever verdadeiras notícias: as citações e as estatísticas são todas inventadas”, descreveu o jornalista da Vox sobre o GPT-2.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!