Viagem pro Futuro
Taycan-porsche-viagem-pro-futuro

Taycan, o primeiro carro elétrico da Porsche

Montadora alemã quer colocar em circulação seu primeiro carro elétrico, que será grande concorrência da Tesla

O Porsche Taycan é o primeiro passo da Porsche em direção a carros elétricos de produção geral (do qual não se encaixa o 918 Spyder híbrido). E vai desempenhar um papel crucial na linha da Volkswagen, à medida que a VW executa um plano para se tornar mais ágil enquanto enfrenta grandes mudanças na indústria automobilística.

A Porsche resolveu tornar o Taycan, seu modelo 100% elétrico que será lançado globalmente em meados de 2019, em algo ainda mais apelativo, pelo menos nos EUA onde a concorrência da Tesla é mais evidente. Apesar de já ter alegado que os custos de utilização não eram muito importantes para os clientes da marca, a Porsche surpreendeu ao anunciar que, afinal, o seu primeiro automóvel alimentado por baterias vai beneficiar de uma promoção para tornar a sua utilização mais barata.

E o que mais chama atenção nisso, é que o custo de utilização desta rede tem um preço muito inferior ao praticado pela Ionity na Europa (rede da qual o Grupo VW faz parte), e até mesmo o previsto pela Porsche, marca que anunciou que a eletricidade seria fornecida por um valor equivalente aos combustíveis derivados do petróleo.

Todos os clientes que comprarem esse novo modelo da montadora alemã, passaram a usufruir três anos de recargas sem encargos, compostas por sessões ilimitadas de 30 minutos cada, na rede Electrify America – pertencente ao Grupo Volkswagen, que os alemães instalaram nos EUA como uma das formas de compensação pelos danos provocados pelo Dieselgate.

A estratégia da Porsche centra-se em simplificar as operações para obter lucros em bilhões de dólares ao longo de oito anos – tudo isso enquanto a VW fabrica carros elétricos caros como o Taycan, sem repassar os custos adicionais aos consumidores.

Esse é também o primeiro desafio direto da marca para a Tesla, que dominou o mercado elétrico de luxo desde que o Model S estreou. Do ponto de vista do produto, o Taycan promete algumas capacidades excepcionais.

Os executivos da Porsche disseram que o Taycan é movido por dois motores síncronos que geram mais de 600 cv. E, segundo dados informados pela Porsche, a aceleração do Taycan vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, precisando de menos de 12 segundos para acelerar de 0 a 200 km/h. A fabricante ainda afirma que a autonomia do novo modelo pode passar dos 500 quilômetros, sendo que uma carga de apenas 15 minutos é suficiente para recarregar o suficiente para andar 380 km.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!