Viagem pro Futuro

Netflix utiliza AI para “espionar” usuários que compartilham a senha do perfil

Companhia Synamedia afirma ter chegado a uma solução que consegue detectar padrões de uso e geolocalização de usuários das plataformas de streaming

Muitos usuários da Netflix têm o costume de compartilhar suas senhas com amigos e namorados (as). No entanto, esse hábito pode estar com os dias contados.

Por meio do uso de inteligência artificial, uma empresa fornecedora de software de vídeo, a Synamedia, afirma ter acesso a uma tecnologia capaz de analisar os padrões de consumo e a geolocalização das contas de assinantes e se os mesmos refletem o plano contratado. 

No começo de 2018, a Netflix anunciou que estava perdendo muito dinheiro com a grande recorrência do compartilhamento das credenciais e que tais perdas eram difíceis de serem ignoradas pelo financeiro da empresa.

Caso a Netflix decida adotar a plataforma da Synamedia, a solução poderá buscar os dados de onde uma conta está sendo acessada, que hora é utilizada, que conteúdo está sendo visto e por qual dispositivo e assim por diante.

Depois, ela buscá por padrões que podem denunciar se uma senha foi compartilhada, dando ao fornecedor uma pontuação que indica a probabilidade infração. A partir daí cabe a empresa decidir se vai punir o usuário ou sugerir um plano alternativo.

Caso a empresa de Streaming identifique que há um padrão muito distante no uso das contas, como no caso de cidades ou países muito distintos, os dados apontarão para a possibilidade de venda para múltiplos usuários ou até mesmo de roubo de uma credencial.

E aí, quando será que esse novo sistema chegará ao Brasil?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!