Viagem pro Futuro

Satélites Starlink da SPACEX podem fazer do espaço um campo minado.

A SpaceX planeja lançar seu primeiro lote de satélites Starlink, uma constelação artificial com o objetivo de liberar o serviço de internet de alta velocidade da órbita.

 

 

É uma missão audaciosa que esconde uma realidade infeliz, de acordo com a Scientific American.  Os satélites também poderiam, na pior das hipóteses, desencadear uma cascata mortal de lixo espacial conhecida como “síndrome de Kessler”, que preencheria o espaço com tantos detritos que os seres humanos seriam efetivamente aprisionados na Terra.

“No pior dos casos: você lança todos os seus satélites, você vai à falência e todos ficam lá”, disse à revista a pesquisadora da Agência Espacial Européia, Stijn Lemmens. “Então você tem milhares de novos satélites sem um plano de tirá-los de lá. E você teria uma síndrome do tipo Kessler.

A SpaceX tomou medidas que prometem evitar confusão nos céus com lixo espacial potencialmente perigoso –  a idéia é lançar a rede Starlink a uma altitude menor que a maioria dos outros satélites que orbitam a Terra.

 

 

Com o tempo o número de satélites só aumentará e serão necessários milhares de anos para que os satélites Starlink sejam arrastados de volta à atmosfera da Terra, onde serão incinerados com segurança. E enquanto isso, de acordo com o MIT Technology Review, mega-constelações como Starlink resultarão em 67.000 colisões potenciais por ano.

“Isso é algo ao qual precisamos prestar atenção”, disse à SciAm Glenn Peterson, engenheiro da Aerospace Corporation que calculou a taxa anual de colisão de 67.000. “Temos que ser proativos.”

E você, o que pensa dessa super rede de satélites? conta aqui nos comentários.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!