Viagem pro Futuro

Luva que permite “tocar” em objetos virtuais ganha protótipo realista

A cada dia que passa o desenvolvimento da tecnologia tem se aproximado da realidade. Não é atoa que engenheiros e desenvolvedores do mundo todo vivem em busca da criação de tecnologias que permitam aos usuários tocar, segurar e manipular objetos virtuais como se fossem algo material.

Em meio a esse cenário, uma equipe da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne) e da ETH (Escola Técnica de Lausanne), na Suíça, desenvolveu um protótipo inovador e deu um grande passo em direção ao futuro.

Eles criaram uma luva háptica – de interação tátil – que, além de muito leve, é capaz de gerar a sensação de toque em objetos virtuais, com um feedback bastante realista.

Capaz de gerar até 40N de força de sustentação em cada dedo, a luva gasta poucos miliWatts de potência, fazendo com que ela possa funcionar com uma bateria pequena. Com essas características e o nível de precisão e mobilidade alcançado, esse se torna um protótipo à frente de todos os outros criados até então.

Para produzir a sensação de estar tocando no objeto, a luva aplica uma diferença de tensão elétrica entre as faixas de metal, fazendo com que elas se unam por atração eletrostática, produzindo uma força de frenagem que tende a retardar ou bloquear o movimento do dedo. Assim que a tensão é removida, as tiras de metal deslizam suavemente e o usuário pode mais uma vez mover os dedos livremente, simulando a sensação de estar tocando no objeto.

O diferencial dessa luva é o fato dela apresentar uma estrutura mais leve e com menos cabos. Além de trazer uma experiência inovadora para os gamers, esse projeto também promete ajudar no desenvolvimento de equipamentos hospitalares mais eficientes.

O que você achou?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!