Recentemente, mais um terrível incidente tomou conta da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais. Uma barragem de rejeitos de minério da Vale, que co-controla a Samarco com a anglo-australiana BHP Billiton, rompeu e a lama invadiu a região, deixando 37 mortos e muitos desaparecidos.
Em meio a essa tragédia, funcionários de grandes empresas, como o Google, estão participando do grupo Brumadinho Task Force que tem o objetivo de reunir voluntários de startups que estejam dispostas a oferecer sua tecnologia para contornar ao máximo a situação.
Para participar, basta se cadastrar no formulário. Depois, os participantes poderão participar de grupos no WhatsApp e serem designados para ajudar em diversos setores.
Além de ajuda com os mantimentos, as empresas organizadoras e entidades do governo estão em busca de startups que possam ajudar em serviços como o mapeamento do solo; busca das vítimas e pessoas desaparecidos; logística de acesso, evacuação e transporte de produtos; e fornecimento de soluções de saúde para os sobreviventes da tragédia.
Um bom exemplo de solidariedade foi a atitude tomada pela empresa de delivery Uber Eats, que criou o “restaurante” Juntos por Brumadinho, onde as pessoas podem realizar doações para ajudar a causa.
A tecnologia, além de ajudar a amenizar os efeitos da tragédia, também pode ajudar na manutenção de outras barreiras, fazendo com que incidentes como esse deixem de acontecer.
Já pensou em usar seu trabalho para ajudar a salvar vidas?