Viagem pro Futuro

Do lixo à obra de arte

Artista cria obras com lixo eletrônico

Electronic-Junk-Artwork-viagem-pro-futuro.jpg

Quando objetos eletrônicos quebram, geralmente são descartados de maneira irregular. Muitos dos componentes desse tipo de objeto são tóxicos e podem chegar a soltar materiais como Mercúrio, Cádmio, Cobre, Cromo, entre muitos outros que, caso colocados em aterros não licenciados e controlados, podem contaminar o solo e atingir o lençol freático, causando grande impacto ao meio ambiente e ao ser humano.

Porém, esse tipo de resíduo ainda pode ter uma grande utilidade para a indústria e, agora, para a arte. Com o lixo eletrônico recebido pela Coopermiti, uma cooperativa de equipamentos eletrônicos, o artista plástico Marcos Sachs transformou “sucata” em obra de arte e ficou conhecido mundialmente.

Arte retrato do escritor francês Michel Houellebecq.

Os objetos eletrônicos adquiridos na Coopermiti, como placas e outros materiais, se transformaram em esculturas, painéis e no retrato do escritor francês Michel Houellebecq. Esse projeto recebeu o nome de Electronic Junk Artwork.

O artista disse que fez a escolha desses materiais para a construção do trabalho foi feita pela curiosidade e pela parte mais sustentável do negócio, o de dar uma função a mais para o lixo eletrônico. Além disso, queria substituir a tinta tradicional por objetos coloridos.

“A arte feita com material descartado é a mais acessível a todos que quiserem usar um pouco da criatividade, todo mundo pode criar algo bacana dessa forma. Mãos à obra, pessoal”, incentiva o artista.

Veja esse projeto no vídeo abaixo:

Para quem deseja conhecer mais sobre a reciclagem de eletrônicos e incentivar às pessoas a olharem os objetos por outras perspectivas, a Coopermiti ainda realiza excursões para escolas e visitas guiadas que podem ser agendadas pelo site da cooperativa.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!