Viagem pro Futuro

Conheça os seis avanços tecnológicos que mudaram o mundo dos esportes

Veja como a aliança entre a tecnologia e os esportes pode mudar o futuro dos atletas

1. VAR

O Video Assistant Referee, mais conhecido como VAR, é um sistema de apoio ao vivo para os árbitros, dando a opção de mudar decisões que poderiam influenciar a pontuação ou os incidentes da partida. Ele já foi oficializado pela Fifa e chegou a entrar em ação algumas vezes na Copa do Mundo.

2. Dispositivos para carros de corrida

Mais de 300 sensores são espalhados por todo o carro para calcular seu desempenho. A cada volta, esses sensores geram e enviam cerca de 25 MB de dados a sua base. Dessa maneira, é possível simular possíveis resultados e adequar a estratégia da corrida de maneira instantânea.

3. Ondas artificiais

Os sufistas sempre estiveram em busca da “onda perfeita” e o sonho quase utópico do americano Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial de surf, o levou a desenvolver suas próprias ondas. A ideia deu super certo e a “piscina” já recebeu os principais surfistas do mundo para uma das etapas da Liga Mundial de Surfe (WSL), na qual Medina foi o campeão.

4. Roupas tecnológicas

Com a necessidade de produzir roupas que se adequasse a rotina dos atletas, foram desenvolvidos tecidos com os mais diversos matérias afim de proporcionar maior conforto.

Mas, muito além dos materiais que garantem manter a temperatura corporal, a Speedo desenvolveu um maiô baseado no estudo da pele do tubarão, permitindo que os competidores fossem capazes nadar em alta velocidade, devido ao maior fluidez da água pela vestimenta.

5. Sapatos que se adaptam

O novo modelo da Nike, Adapt BB, é um tênis inteligente o suficiente para se adaptar ao tamanho dos pés, mudar de cor, oferecer ajuste de impacto e gerar relatórios sobre o desempenho do atleta.

O tênis, ainda em versão de teste, vem com um tapete de carregamento sem fio, que é capaz de carregar os tênis em três horas, garantindo a duração de até duas semanas de uso. Saiba mais.

6. Review dos jogos

Atividades que eram feitas por profissionais humanos estão sendo executadas em uma velocidade bem maior por máquinas, como no desenvolvimento dos vídeos de melhores momentos.

A plataforma Watson, Inteligência Artificial da IBM, é capaz de compilar os lances mais importantes de um jogo de tênis em apenas cinco minutos, um processo que poderia demorar horas.

Quais serão os próximos avanços?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!