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Carro elétrico voador da Boeing realiza primeiro voo ao ar livre

Veículo foi criado para realizar voos completamente autônomos

Protótipo no teste de voo.

A Boeing informou que seu protótipo de “carro voador”, o Veículo Aéreo para Passageiros (PAV, na sigla em inglês), completou com sucesso seu primeiro voo teste no dia 22 de janeiro, que ocorreu no contexto de seu projeto para desenvolver táxis aéreos autônomos. Não apenas isso, o protótipo foi desenvolvido por uma empresa da Boeing que também cria táxis voadores em parceria com a Uber.

O “carro voador” foi desenvolvido para realizar voos completamente autônomos, ou seja, sem a necessidade de pilotos para comandar o veículo desde a decolagem até a aterrissagem, de até 80 km com uma única carga. Ele foi projetado essencialmente para transportar passageiros sobre ruas congestionadas e capaz de desviar de arranha-céus, dando uma visão de como será o futuro do transporte urbano caso projetos como da gigante aeroespacial e outras empresas do setor derem certo. Prometendo, dessa forma, fazer o mercado da mobilidade aérea urbana crescer significativamente.

O veículo mede nove metros de comprimento e 8,5 de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero.

O modelo, que em apenas um ano de desenvolvimento já saiu do papel, subiu aos ares pela primeira vez nos arredores de Washington e, de acordo com a gigante aeroespacial, o voo foi um sucesso. No teste, o PAV decolou, pairou em suspensão e pousou, em um processo que levou menos de um minuto. O objetivo era avaliar funções relacionadas à autonomia e também aos sistemas de controle de solo.

Terão mais outros teste para serem feito e “para potencializar a segurança e confiança do transporte aéreo autônomo sob demanda”, indicou a companhia. “Em um ano avançamos de um projeto conceitual para um protótipo voador”, afirmou o chefe de tecnologia da Boeing, Greg Hyslop.

Para as próximas etapas, será necessário sair da zona de conforto do voo vertical e “voar para frente”. Essa transição é, segundo a Boeing, o maior desafio de engenharia por trás do projeto. O veículo mede 9,1 metros por 8,5 metros e, entre suas características mais inovadoras, está a integração entre propulsão e sistemas de asa para alcançar a capacidade de pairar e de se locomover adiante.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento do veículo, porém a Boeing acredita que o protótipo estará pronto para ser lançado no ano que vem.


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