Viagem pro Futuro
SpaceX-viagem-pro-futuro

Como está o Tesla Roadster lançado pela SpaceX a Marte no foguete Falcon Heavy?

Entenda o por quê esse feito ainda é importante

No começo de 2018, no dia 6 de fevereiro, a SpaceX elevou mais ainda o seu nome dentro da história da indústria espacial com o lançamento de um Tesla Roadster, que continha dentro um traje espacial chamado Starman, no espaço.

Porém, esse lançamento, na realidade deveria apenas testar a capacidade de voo do então novo foguete Falcon Heavy, mas Elon Musk utilizou esse momento para realizar uma ação de marketing com sua outra empresa, a Tesla, e se tornou um dos assuntos mais comentados do mundo por conta disso.

Tanto o carro quanto o manequim foram as primeiras cargas transportadas pelo Falcon Heavy. Nesses últimos doze meses, desde o lançamento, eles já viajaram mais de 770 milhões de quilômetros ao redor do sol, de acordo com dados obtidos pelo site de rastreamento https://www.whereisroadster.com/.

Este foi o voo inaugural do Falcon Heavy, mostrando os 27 motores do foguete, que chegam a gerar mais potência do que 18 747 jatos, sendo o mais poderoso foguete a voar desde o foguete lunar da NASA, o Saturno V.

Imagem do carro e do traje Starman já no espaço, divulgada pela NASA.

Dados recentes mostram que o carro e o traje estão a cerca de 262 milhões de quilômetros além da órbita de Marte, avançando alguns milhares de km por hora. Ainda não há observações científicas que mostrem o estado de conservação da dupla, porém é bem possível que a lataria do carro já esteja em um estado danificado por causa de eventuais impactos espaciais, e o traje Starman deve estar inutilizável por um humano nas condições em que deve se encontrar hoje.

Mas o ponto principal não é nem esse, pois o lançamento de um ano inaugura um possível projeto de Musk, que disse que o Falcon Heavy poderia levar pessoas a Marte algum dia no futuro, e esse projeto talvez não esteja mais tão distante quanto parece. Ainda nada fora divulgado, seja pela SpaceX ou pelo CEO da Tesla.

E você, o que acha disso? E como será que está o carro e o manequim atualmente?


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!