O robô deverá auxiliar os recrutadores nos estágios iniciais do processo de recrutamento com perguntas baseadas unicamente em habilidades e competências.
O fator cognitivo é um ponto bem conhecido no processo de recrutamento e o “Tengai Unbiased”, como o robô será chamado, deverá auxiliar os recrutadores nos estágios iniciais do processo de recrutamento, com a intenção de realizar entrevistas baseadas em competências, eliminando o viés inconsciente.
O Tengai é resultado de uma parceria entre a startup de Robótica Social Furhat Robotics e a Agência de recursos humanos TNG, especialista em recrutamento imparcial. Nesta parceria global ambas planejam desenvolver em conjunto o primeiro robô recrutador imparcial do mundo.
Recrutamento imparcial levado a outro nível
Uma pesquisa da TNG em 2018 mostra que quase 73% acreditam ter sido discriminados enquanto se candidatam a um emprego com base em idade, sexo, etnia, deficiência, preferências sexuais, aparência, peso ou saúde.
Esta parceria deve criar um processo de recrutamento objetivo e imparcial, contribuir para a pesquisa de robôs sociais e comercializar o robô inicialmente na Suécia e logo mais internacionalmente.
É uma oferta completamente única, já que as atuais soluções de recrutamento de AI que o mundo de RH chama de robôs são produtos de automação, enquanto Tengai é um robô físico avançado com uma interface humana – considerado o próximo no mundo da tecnologia.
“Este projeto marca uma das primeiras e mais significativas parcerias para desenvolver aplicações comerciais para a Furhat, e é extremamente adequado para as contribuições únicas que os robôs sociais podem ter na interação humana.”
– Samer Al Moubayed, CEO da Furhat Robotics
E você, o que acha de ser entrevistado por um robô?