Viagem pro Futuro

Ponte impressa em 3D fica pronta em 18 dias

Desde o lançamento das impressoras 3D, diversos objetos importante têm sido desenvolvidos e criados em uma velocidade surpreendente. No entanto, uma equipe da Universidade de Arquitetura de Tsinghua, em Beijing, na China, foi capaz de construir uma ponte em apenas 18 dias.

A construção da equipe é a maior ponte já criada com o uso de impressoras 3D. Com um design inspirado na famosa Ponte Zhaozhou, ela mede mais de 26 metros e foi feita com 44 blocos de concreto impressos individualmente.

Segundo o professor responsável pelo projeto, o tempo utilizado pelos alunos e o custo gerado pela construção da ponte 3D foram o equivalente a dois terços do período e valor que seriam gastos na construção de uma ponte similar pelos meios tradicionais.

Além do design inovador, a ponte conta com um sistema de monitoramento em tempo real, sendo possível detectar vibração e tensão com alta precisão.

Será esse o futuro da arquitetura e da engenharia civil?

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!