Viagem pro Futuro

Facebook suspende plano de exibir anúncios no whatsapp

Facebook colocou em ‘hold’ seu plano de exibir anúncios no whatsapp, o serviço de mensagens mais popular do mundo, utilizado por 1.5 bilhão de pessoas. De acordo com o Wall Street Journal, a equipe dedicada ao projeto foi direcionada para outras áreas e o trabalho desenvolvido removido do código do whatsapp.

A matéria indica que a empresa de Zuckerberg está buscando sistematicamente uma forma de monetizar a plataforma, adquirida em 2014 por 22 bilhões de dólares.

A busca por monetização não é de hoje. Em 2018, Jam Koum e Brian Acton, fundadores do aplicativo, deixaram o Facebook com a conta bancária recheada de bilhões de dólares acusando Zuckerberg de alterar a política de privacidade da plataforma com intuito de começar a publicar anúncios direcionados.

A integração da base de dados do whatsapp ao sistema de anúncios do Facebook/Instagram/Messager era simples e oferecia uma oportunidade real de receita bilionária em curto espaço de tempo. Ao mesmo tempo, afirmavam os críticos, enfraquecia a criptografia das mensagens trocadas entre usuários.

Os usuários do whatsapp devem manter-se livres de anúncios. Ao menos por enquanto.

Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!