Viagem pro Futuro
choose bottle

Choose Water: a garrafa 100% livre de plástico

Garrafa sustentável demora apenas três semanas para se decompor

A garrafa Choose Water se decompõe totalmente em até três semanas.

Um dos grandes problemas ambientais do mundo é a gigantesca quantidade de materiais de plásticos nos oceanos e no meio ambiente. Para isso, é cada vez mais recorrente o aumento de propostas para a diminuição desse componente que demora mais de 450 anos para se decompor.

Como é o caso da garrafa de água Choose Water, que é feita totalmente com material reciclável, criada pelo cientista escocês James Longcroft. A ideia surgiu após uma ação do próprio cientista com a criação da marca Choose Water para arrecadar fundos para enviar água tratada a lugares remotos da áfrica.

Porém, com o tempo, percebeu que essa ação social que estava desenvolvendo não era muito nobre com a natureza, já que as garrafas que vendia eram feitas de plástico. Dessa forma, após muito trabalho e muitas pesquisas, conseguiu criar uma garrafa feita de papel reciclado em sua parte externa e em seu interior é utilizado um material específico, desenvolvido pelo cientista, que é à prova de água.

A garrafa, quando descartada na água ou na terra, se decompõe totalmente em três semanas. A tampa, composta por aço, enferruja e se dissolve após um ano.

Para a produção dessa garrafa sustentável, Choose Water, Longcroft começou uma campanha de financiamento coletivo. E já em dois dias, conseguiu o apoio de mais de 200 pessoas e arrecadou mais de 60% de sua meta de 25 mil libras (cerca de R$120 mil). A expectativa é de que as garrafas estejam disponíveis para venda até o final deste ano no Reino Unido. O preço estimado gira em torno de 0,25 e 0,90 libra (cerca de R$4).

Todo o lucro arrecadado com as vendas continua sendo revertido 100% para algumas regiões da África para tentar amenizar o grande problema de falta de água por lá.


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!