Viagem pro Futuro
streaming-games

“Netflix dos Jogos”: o futuro dos games

Conheça 5 grandes empresas de tecnologia que estão desenvolvendo um streaming para videogames

A ideia do futuro dos games está mais “simples” do que se imagina. Se você pensa que ela envolve uma caixa cara e de alta potência instalada embaixo de sua TV, você está enganado. Em vez disso tudo pelo o qual estamos acostumados, o futuro dos jogos será tão simples quanto a própria Netflix.

Assim como o streaming de filmes, séries, documentários e programas de TV, um serviço de streaming de vídeo, ou seja de jogos, permite que você possa jogar videogames de alta qualidade em qualquer dispositivo – seja em seu smartphone, tablet, notebook ou TV, a qualquer hora e em qualquer lugar, sem a necessidade do uso de consola de jogos. É por isso que a visão, muitas vezes, é chamada pela abreviação “A Netflix dos jogos”.

Já no ano de 2019, a maior parte das grandes empresas de tecnologia estão trabalhando no desenvolvimento de uma versão para esse tipo de serviço. E cada uma espera estabelecer-se como o padrão de fato nos serviços de streaming de games.

Agora veja tudo o que se sabe até agora sobre esse campo cada vez mais competitivo dos serviços de streaming de videogames:

  1. Amazon

A marca já é um grande nome do varejo de games e também opera o maior serviço de livestreaming de videogames do mundo com o Twitch, site de streaming que tem como principal foco o de transmitir videogames, incluindo playthroughs, além de também exibir várias competições de e-sports. O conteúdo pode ser transmitido ao vivo ou on-demand.

Porém, o próximo passo da Amazon na área dos jogos é ainda mais ambicioso: a empresa está trabalhando em um serviço semelhante à plataforma da Netflix só que para jogar, isso de acordo com um relatório da The Information.

Esse novo serviço da Amazon permitirá que os jogadores acessem os jogos em vez de comprá-los ou baixar títulos individuais. Além disso, dizem que a empresa está discutindo com patentes de possíveis jogos para o novo serviço, mas parece que esses planos estão adiantados e que o serviço de streaming talvez não chegue até 2020 no mercado.

2. Verizon

Sim, a empresa que oferece serviço de smartphone está trabalhando em um serviço chamado de “Verizon Gaming”.

A Verizon mandou para seus “primeiros testadores” um set-top box Nvidia Shield, um gamepad sem fio do Xbox One, e um software que lhes dava acesso ao serviço Verizon Gaming.

Imagens divulgadas do serviço mostram uma biblioteca surpreendentemente grande de jogos, os quais só estão disponíveis em consoles de jogos, como o Blockbuster de 2018 do PlayStation 4, o God of War.

A Verizon ainda não anunciou oficialmente o serviço e também não há uma data de lançamento.

3. Apple

Assim como a Verizon, a famosa Apple ainda não fez o anúncio oficial de seu serviço streaming de games. O que sabemos é que o serviço da Apple poderia ser baseado em assinatura, como é o caso da Netflix.

O projeto está “nos estágios iniciais” de desenvolvimento e não é uma grande certeza se vai para frente ou não, assim como muitos outros projetos da Apple que nunca foram lançados.

Dado que a marca já possui um set-top box em residências de todo o mundo com a Apple TV, esse serviço de streaming não parece ser uma extensão do que já existe.

A grande questão que cerca esse novo projeto gira em torno do conteúdo do conteúdo: pode ser difícil para a Apple convencer as pessoas a se inscreverem no serviço se ele apenas oferecer jogos da App Store. Tendo isso em vista, a Apple provavelmente terá que trabalhar com editores de jogos com nome no mercado para trazê-los à sua biblioteca.

4. Google

Já no final de 2018, e em boa parte do mês de janeiro de 2019, o Google realizou um teste limitado para seu serviço streaming de videogame, o Project Stream. Esse serviço, apropriadamente, foi chamado de “fluxo de projeto”.

Durante o teste, os usuários puderam jogar “Assassin’s Creed Odyssey” de 2018 em uma guia do navegador no próprio computador. Eles também conseguiam usar até mesmo um controlador Bluetooth para controlar o jogo.

Dessa forma, podemos dizer que o teste foi pouco mais do que uma prova de conceito, pois confirmou que o serviço do Google é realmente capaz de transmitir um jogo blockbuster para um navegador da web, sendo rápido e fácil de usar.

É evidente que esse teste não terminou e não está totalmente claro os próximos passos desse projeto, pois o Google ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre o futuro do Project Stream.

5. Microsoft

Com o “Projeto xCloud”, a Microsoft está criando seu próprio serviço de streaming de jogos. Lançado em outubro, o Project xCloud é executado em dispositivos emparelhados com um controle sem fio do Xbox via Bluetooth ou pode ser reproduzido usando a entrada por toque.

A empresa mostrou seu serviço em um vídeo lançado em outubro de 2018:

O CEO da empresa, Satya Nadella, disse que o xCloud chegará ao PC de uma forma muito maior este ano, bem como se tornará um serviço público.

A Microsoft prometeu “testes públicos” do Projeto xCloud em 2019, mas ainda não deu datas específicas; de outra forma, o serviço é testado de forma privada, apenas por convite.


Inovação, Ciência e Tecnologia

Viagem pro Futuro já nasce como o maior site de inovação, ciência e tecnologia do Brasil. Adicione a gente nos seus favoritos e mantenha-se atualizado!

Redes Sociais

Viagem para o futuro em todos os canais sociais. Entra lá e segue a gente!